O Forró é das Mulheres!
Chega a ser irônico: o forró, quase sempre tão masculino, passou e passará a ganhar destaque com as mulheres.
No início e até hoje, os homens praticamente dominavam o ritmo, desde quando Luiz Gonzaga, cabra macho do sertão pernambucano, deu o pontapé inicial. Com o tempo, sua hegemonia passou a ter concorrentes, os mais conhecidos foram Jackson do Pandeiro e, depois, em vendagem de discos, Trio Nordestino.
Como sucessor, ele elegeu Dominguinhos, e se fizermos uma rápida passagem destes pouco mais de 60 anos do ritmo, veremos que a grande maioria dos destaques sempre foram de homens.
É bem verdade que algumas mulheres tiveram uma carreira primorosa; exemplos mais diretos são Marinês, Carmelia Alves, Anastácia, Hermelinda e Elba Ramalho, mas nem de perto com o mesmo reconhecimento que seus colegas homens, salvo Elba que sempre esteve na mídia, mas nem sempre apenas com forró, embora seja uma legitima representante.
Quando Dominguinhos nos deixou, o maior nome em destaque, agora sim, talvez seja Elba Ramalho, mostrando o que provavelmente é o inicio de uma nova ordem no Forró.
Isso passou a se caracterizar ainda mais quando Lucy Alves entrou no The Voice da Rede Globo e arrebatou a nação toda com sua sanfona, sua voz, simpatia, beleza e talento; aquela menina miúda passou a ser uma das mais importantes representantes do gênero e, de quebra, carregou o ritmo por todo o pais.
Eis que agora, mais uma vez impulsionada pela Globo, uma nova mulher tende a aparecer forte na mídia, mostrando mais uma vez o Forró para toda a nação. Mais uma vez temos uma mulher com talento e carisma, exatamente como as antecessoras aqui citadas, uma mulher que domina o palco, compõe como os grandes, canta e interpreta de forma arrebatadora: estamos falando de Janaína Pereira, a vocalista da banda Bicho de Pé que este mês começa a participar do Superstar, novo programa de bandas da emissora mais assistida no país.
Embora a banda toda seja majoritariamente composta de marmanjos, estamos novamente nas mãos de uma mulher, pois é bem verdade que é ela que dá o toque final, que empresta a cara, o som e a voz é de uma mulher, e que mulher!
Mais uma vez muito bem representados, cabe agora a nós todos, amantes do ritmo, aproveitar mais esta pequena abertura e votar incansavelmente, insistentemente, ininterruptamente no Bicho de Pé para que o forró ganhe por mais algum tempo o espaço e o destaque que merece.
Em uma época em que as mulheres passam a governar alguns países, em que as mulheres começam a ser as CEO de importantes empresas , no momento em que as mulheres passam a ser as novas comandantes do mundo, nada melhor do que tê-las como nossas embaixadoras.
A nossa sorte é que a leva é talentosíssima e tem muito mais por aí.
Viva Elba Ramalho, Lucy Alves , Janaina Pereira, Thais Nogueira, Trio Sinha Flor, Trio Remelexo, etc etc etc!
Baixe o aplicativo do programa do Superstar e vote, mas vote muito! O Forró vai ficar mais perfumado do que nunca!
Paulinho Rosa  (Abr/2014)