Jackson do Pandeiro e o primeiro CD do Canto da Ema
No próximo dia 7 e 8 de maio iniciaremos a gravação do primeiro CD do Canto da Ema. E como já é tradição, o "Canto" não faz nada por fazer e justamente por isso optou por homenagear um dos maiores e mais importantes personagens da história do forró e da música popular brasileira: Jackson do Pandeiro.
Gênio do ritmo, poucos tiveram a ousadia que ele teve. Quem ouve os músicos atuais fazendo mistura de ritmos, as chamadas "fusions", pouco sabem que o precursor disso tudo foi aquele negro, magrinho, com pandeiro na mão, de sorriso fácil e canto difícil de acompanhar. Jackson quebrava o ritmo o tempo todo, atrasava para ir buscar depois, corria para esperar um novo encontro, tudo isso sem alterar a música, sempre no tom e com uma categoria inigualável. Compositor de primeira, ritmista e multi-instrumentista, Jackson do Pandeiro é referência de quase toda a geração de músicos pós década de 60. Ganhador de vários carnavais cariocas, autor e ou interprete de sucessos memoráveis como: Sebastiana, O Canto da Ema e Chiclete com Banana. Este ano, data do cinquentenário de sua primeira gravação, a celebração se faz necessária da forma mais abrangente possível.
Por tudo isso ele foi o escolhido para ser a referência deste CD que deve ser o primeiro de uma série de homenagens.
O CD terá músicas que Jackson do Pandeiro compôs e/ou gravou. Músicas não tão conhecidas, pois achamos que o legado dele é grande demais e precisávamos trazer a tona parte de um acervo ainda pouco conhecido. Fizemos uma ampla pesquisa (com a inestimável ajuda do jornalista, escritor e biógrafo de Jackson do Pandeiro: Fernando Moura) e selecionamos, juntamente com as bandas, um repertório delicioso e variado.
Trio Virgulino, Trio Sabiá, Arleno Farias, Triângulo Caraíva, Trio Araripe, O Bando de Maria e a convidada Caruá já estão afinando as vozes e preparando os arranjos, agora só faltam os aplausos e para isso quem melhor que o maravilhoso público do Canto da Ema.
Paulinho Rosa  (Mai/2003)